Empowerment, a descentralização dos níveis hierárquicos

Negócios 10 de Abril de 2019

Empowerment, a descentralização dos níveis hierárquicos

O Empowerment está relacionado ao conceito de descentralização de poder em detrimento dos diversos níveis hierárquicos dentro das organizações. Você já ouviu falar?

As primeiras discussões à cerca do tema nasceu em Harvard e implica em admitir maior poder e autonomia no processo decisório às pessoas dentro das organizações. Em outras palavras, trata-se de delegar maior autonomia e responsabilidade a determinados indivíduos ou grupos dentro da empresa; tudo isso, é claro, com o devido acompanhamento e apoio. Esta autonomia é atribuída com vistas em custos reduzidos, controle de operações e processos, bem como possui o fator motivacional.

Algumas situações que podemos refletir sobre o tema:

- O poder serve para integrar e ganhar apoio da equipe. As pessoas apoiam o gestor quando conseguem se beneficiar do seu comando de alguma forma;

- A essência do poder não está na capacidade de um indivíduo delegar ordens a outrem; mas, sim, na capacidade de viabilizar a execução de uma determinada tarefa. Sob este prisma, manter a equipe motivada, caminhando na mesma direção dos objetivos da empresa é fundamental;

- Saiba conviver com o fato de que nem todas as pessoas gostam de você ou mesmo concordam com o que você diz. É necessário entender que as decisões não agradarão a todos, mas é fundamental decidir;

- Conquiste a maior quantidade possível de correligionários, adeptos ao seu modelo de gestão. Quanto maior sua base de seguidores maior será sua força. Conheça cada pessoa do seu time e seus respectivos pontos fracos e virtudes;

- “Não importa o tamanho da briga; o que importa é saber se a briga é certa ou errada, se existem motivos convincentes ou não”. Esta máxima serve para auxiliar o gestor em momentos de decisões difíceis, muitas vezes impopulares, diante de situações delicadas;

- Esteja sempre preparado para enfrentar com calma e inteligência, qualquer situação que poderá deixá-lo vulnerável.

- Para que as empresas possam atribuir maior poder para suas equipes de trabalho é muito importante: Preparar o ambiente de gestão; conhecer as pessoas, suas carências e competências bem como aspectos a exemplo do clima organizacional e níveis motivacionais; implementar a gestão por projetos envolvendo diversas pessoas de diferentes staffs; e desenvolver aspectos de liderança e governança.

Vamos preparar nossos times para uma maior autonomia e por consequência, maior velocidade nas decisões corporativas?

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