People Analytics: o novo conceito de levantamento e coleta de dados na gestão de pessoas

Sem categoria 23 de Maio de 2019

People Analytics: o novo conceito de levantamento e coleta de dados na gestão de pessoas

O People Analytics vem com o objetivo de transformar a maneira como as empresas contratam e passarão a interagir com os seus colaboradores. Basicamente consiste no levantamento e coleta de dados em diversos níveis* das pessoas para ter uma visão mais estratégica do papel de cada pessoa. O objetivo é ter maior qualidade no processo decisório sobre novas contratações a partir da coleta e cruzamento de dados pessoais. Outro ponto importante, é ter no radar as pessoas que se destacam na empresa, bem como identificar problemas que possam estar acontecendo, a exemplo de baixa produtividade, alto índice de rotatividade, insatisfação, entre outros.

Partindo da premissa de que as pessoas são muito importantes para as organizações, muitas vezes o principal ativo, a aplicação do People Analytics, também tem por finalidade tornar as pessoas mais felizes e eficientes por meio da coleta de informações em diversas fontes e, a partir destas informações, projetar tendências e padrões de comportamento para os desafios estratégicos e planejamento das organizações – não mais o RH deverá basear-se em apenas entrevista para contratar e/ou promover pessoas mas, sim, utilizar a ciência para auxiliar nestes processos. Em outras palavras, precisamos entender qual empresa teremos em alguns anos e quais perfis de pessoas precisaremos para enfrentar os desafios que virão.

Passos para implantar o People Analytics em sua empresa:

- Criar um Business Case visando alinhar as estratégias da empresa, do negócio, com a estratégia de contratação de pessoas;

- Avaliar a maturidade da empresa, ou seja, o quanto estamos preparados para este novo conceito de gestão de pessoas. Esta fase requer, ainda, pensar em um plano de desenvolvimento de pessoas, estrutura e processos organizacionais;

- Implantar efetivamente o plano e começar a operar...

1. determine um objetivo: levantar os principais problemas que a empresa está enfrentando e, a partir daí, identificar as pessoas mais indicadas para solução destes problemas;

2. colete os dados: importante: não devemos focar no resultado que nosso colaborador obteve, mas, sim, na forma e meios utilizados para atingir o referido resultado – tente utilizar a frequência dos dados para eliminar o fator “acaso” da sua análise;

3. definir métricas e indicadores: organizar as informações de forma relativa para que se consiga analisar os valores sob a mesma dimensão;

4. correlação entre os dados: processo de conciliar as informações dos colaboradores e as demandas da empresa;

5. elaborar estratégia: após analisados os dados, o fato natural é que o RH consiga prever e planejar ações futuras para resolver as questões que foram levantadas na definição dos objetivos.

Importante: não se preocupe se sua empresa possa estar distante do People Analytics; a maioria das empresas que aderiram a esta metodologia, ainda estão na metade do caminho, se preparando para atingir os resultados propostos.

Outras contribuições obtidas por meio da aplicação do modelo People Analytics:

- Entender o que motiva os colaboradores: colaboradores chave podem influenciar positiva ou negativamente equipes de trabalho – maior produtividade;

- Contratar de forma inteligente: analisando com maior critério o perfil do candidato versus as demandas organizacionais - alto índice de desempenho e impulso no negócio;

*Onde coletar dados dos colaboradores: nos sistemas tradicionais de RH, cartão ponto, ao longo da cadeia produtiva – informações técnicas de performance, nas redes sociais, na participação em atividades externas e até mesmo conversar diretamente com o colaborador para conhecê-lo melhor, saber de suas expectativas e anseios em relação à sua função, aos colegas e à empresa de forma geral. Estas informações servem para construção do perfil do colaborador e, com isso, poder encaixar o respectivo perfil às estratégias da empresa.

Sugestão: como se trata de metodologia relativamente atual, é interessante aprofundar o assunto em bibliografias dedicadas ao assunto.

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