Planejamento Estratégico (Objetivos e Metas)

Negócios 06 de Março de 2018

Planejamento Estratégico (Objetivos e Metas)

Acredito que a diferença vital entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode frequentemente ser atribuída à questão de até que ponto a organização aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. Que faz ela para ajudar as pessoas a achar um denominador comum que as aproximem? Como as mantém direcionada em torno de um mesmo Objetivo?" Thomas J. Watson Jr.

É muito comum que as empresas gerenciem suas operações por meio da criação de metas e objetivos que visam a maximização de resultados, motivação dos colaboradores, cumprir as demandas de trabalho e satisfazer seus clientes. Para que metas sejam cumpridas e objetivos concluídos, existem três importantes passos:

Planejamento: após estabelecer objetivo e metas temos que criar planilhas e documentos com o que precisa ser concluído, quais os prazos e as prioridades;

Dedicação: mantenha-se firme em seu propósito. Lembre-se sempre do que é necessário para alcançar seu objetivo e motive-se para cumprir cada meta;

Cooperação: é preciso que todos estejam comprometidos em entregar suas metas.

Em linhas gerais, objetivos e metas são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa ou entidade se propõe a alcançar em um prazo pré-determinado, como medidas objetivas de verificação da implementação de suas estratégias. As metas não devem ser exageradas para não desanimar os executores, por considerá-las inatingíveis. Por outro lado, porém, não devem ser tão amenas que não criem um ambiente de animação e motivação para a construção do futuro.

Metas: são resultados quantitativos e/ou qualitativos que se propõe a alcançar, numa certa data, como medidas objetivas de verificação do atingimento das estratégias estabelecidas.

Objetivos: são resultados quantitativos ou qualitativos que se propõe manter ao longo do tempo, como medidas objetivas de verificação do cumprimento das estratégias estabelecidas.

Por uma questão metodológica, sugerimos sempre agrupar os objetivos e metas para curto prazo – dois anos no máximo.

Algumas características dos Objetivos: coerentes, viáveis – porém desafiantes, aprazados, mensuráveis – quantitativamente e qualitativamente, gabarito definido com clareza, conhecidos e acreditados pela empresa, em número reduzido para evitar dispersão.

Questões que devem ser abordadas (sugestões) ao se definirem os Objetivos de uma empresa: participação de mercado, inovação e retorno sobre investimento.

Temas que tem sido os mais utilizados nos processos de planejamento: crescimento, rentabilidade, produtividade e qualidade.

Por fim, precisamos criar indicadores de performance (dashboards) e gerenciá-los diariamente efetuando os devidos ajustes em tempo real. A TI Soluções é especialista na geração e automação de indicadores de performance contribuindo com a gestão das empresas.

Nosso próximo blog, penúltimo da série Planejamento Estratégico na Prática terá como tema Planos e Metas. Não perca! Você é nosso convidado.

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