Planejamento Estratégico (Princípios e Valores na Organização)

Negócios 20 de Outubro de 2017

Planejamento Estratégico (Princípios e Valores na Organização)

Seja flexível e, quando não puder aceitar os termos, aceite os meios termos. Porém, não confunda meios-termos com meios princípios. Meios princípios não existem.

Ilie Gilbert

Iniciamos nosso blog citando o sociólogo Ilie Gilbert, grande pensador cujas obras são reconhecidas em universidades em todo mundo e que também defende que a única ideologia capaz de se sustentar é aquela que prega a redignificação do ser humano.

Nesta linha de raciocínio, remetendo ao mundo organizacional, redignificação é sinônimo de adoção de princípios e valores éticos, vivenciados no dia a dia organizacional, que distinguem e caracterizam a empresa.

Em linhas gerais, bons princípios são:

- Pontos sobre os quais a empresa fundamenta sua atuação e dos quais ela não deveria estar disposta a abrir mão;

- Verdades e crenças básicas da organização;

- Balizamentos que devem limitar e condicionar os processos decisórios da empresa na busca de sua Missão.

Os princípios devem ser estabelecidos observando as diversas relações que as empresas possuem e seus mais variados públicos. Comumente, temas como relacionamento com Clientes e Colaboradores, ética e imagem, qualidade, comunidade, sigilo, transparência, são abordados nas análises de princípios norteadores de uma empresa.

Tão importante quanto definir os princípios e valores de uma organização é divulgar os referidos princípios, vivenciá-los e promover sua manutenção ao longo do tempo. Simultaneamente, garantir que as decisões tomadas pela gestão, de menor ou maior complexidade, sejam tomadas em observância àquilo que a empresa acredita como sendo seu diferencial estratégico, seus princípios e valores, que não estão dispostas em abrir mão, mesmo que no curto prazo a decisão possa trazer algum dano colateral.

Em resumo, princípios e valores são os fatores que devem nortear uma organização. Funciona a exemplo da Constituição de um país, que serve para resolver as questões diárias, não deve sofrer alterações com frequência e todos os Colaboradores, Fornecedores e Parceiros devem conhecer para que possam fazer negócios com a empresa.

Nosso próximo blog irá abordar a Análise de Ambientes, oportunidades e ameaças ao nosso negócio. Não percam! Você é nosso convidado.

Postagens relacionadas

Negócios Soluções Tecnologia

Você conhece as funcionalidades de um bom ERP? E o que ele pode fazer pelo seu ...

Negócios Soluções

Conciliar a demanda produtiva é uma necessidade da sua empresa? Elaboramos aqui...

Negócios

A TI Soluções estará na Febratex 2018 – a maior feira brasileira para a Ind...

Fique tranquilo, nós também odiamos spam.

Assine nossa newsletter

Deixe seu e-mail e receba dicas interessantes de gestão.