Planejamento Estratégico (Princípios e Valores na Organização)

Negócios 20 de Outubro de 2017

Planejamento Estratégico (Princípios e Valores na Organização)

Seja flexível e, quando não puder aceitar os termos, aceite os meios termos. Porém, não confunda meios-termos com meios princípios. Meios princípios não existem.

Ilie Gilbert

Iniciamos nosso blog citando o sociólogo Ilie Gilbert, grande pensador cujas obras são reconhecidas em universidades em todo mundo e que também defende que a única ideologia capaz de se sustentar é aquela que prega a redignificação do ser humano.

Nesta linha de raciocínio, remetendo ao mundo organizacional, redignificação é sinônimo de adoção de princípios e valores éticos, vivenciados no dia a dia organizacional, que distinguem e caracterizam a empresa.

Em linhas gerais, bons princípios são:

- Pontos sobre os quais a empresa fundamenta sua atuação e dos quais ela não deveria estar disposta a abrir mão;

- Verdades e crenças básicas da organização;

- Balizamentos que devem limitar e condicionar os processos decisórios da empresa na busca de sua Missão.

Os princípios devem ser estabelecidos observando as diversas relações que as empresas possuem e seus mais variados públicos. Comumente, temas como relacionamento com Clientes e Colaboradores, ética e imagem, qualidade, comunidade, sigilo, transparência, são abordados nas análises de princípios norteadores de uma empresa.

Tão importante quanto definir os princípios e valores de uma organização é divulgar os referidos princípios, vivenciá-los e promover sua manutenção ao longo do tempo. Simultaneamente, garantir que as decisões tomadas pela gestão, de menor ou maior complexidade, sejam tomadas em observância àquilo que a empresa acredita como sendo seu diferencial estratégico, seus princípios e valores, que não estão dispostas em abrir mão, mesmo que no curto prazo a decisão possa trazer algum dano colateral.

Em resumo, princípios e valores são os fatores que devem nortear uma organização. Funciona a exemplo da Constituição de um país, que serve para resolver as questões diárias, não deve sofrer alterações com frequência e todos os Colaboradores, Fornecedores e Parceiros devem conhecer para que possam fazer negócios com a empresa.

Nosso próximo blog irá abordar a Análise de Ambientes, oportunidades e ameaças ao nosso negócio. Não percam! Você é nosso convidado.

Postagens relacionadas

Negócios

Seja bem-vindo (a) ao nosso terceiro blog de uma série de oito artigos sobre pl...

Negócios

Neste segundo blog, de uma série de oito artigos sobre planejamento estratégic...

Negócios

Estamos iniciando uma nova série de blogs, sempre abordando temas de gest...

Fique tranquilo, nós também odiamos spam.

Assine nossa newsletter

Deixe seu e-mail e receba dicas interessantes de gestão.