Tendências de Gente e Gestão

Negócios 22 de Março de 2019

Tendências de Gente e Gestão

A área de Recursos Humanos nas empresas deixou de ser coadjuvante para ser protagonista na história de sucesso das organizações. Prova disso é que a área passa a ser chamada  de Gente e Gestão no lugar do antigo RH.

Algumas tendências da área estão sendo muito discutidas atualmente. O propósito deste texto é justamente citar e comentar brevemente algumas destas tendências. Vamos iniciar nossa leitura?

- Flexibilidade no local de trabalho bem como na carga horária

Cada vez mais caminhamos para a resolução de tarefas e menos para o cumprimento da carga horária prevista nos contratos de trabalho. Entendemos que a legislação ainda preconiza antigos modelos de relações trabalhistas; mas a tendência é que as pessoas possam trabalhar em suas residências nos horários mais assertivos.

- Processo de Recrutamento e Seleção

Apesar da subjetividade o trabalho consiste em determinar com clareza o perfil da vaga que está em aberto, entender de forma detalhada as competências da pessoa pleiteada ao cargo, deixar claro quais são os objetivos da empresa ao entrevistado bem como o maior volume possível de informações à cerca da cultura organizacional evitando, desta forma, desgastes entre contratante e contratada.

- Transparência na relação

Empresa e colaborador precisam ser transparentes em relação às suas prerrogativas, desejos e expectativas. Nesta linha, entendemos que a as pessoas que não possuem orgulho em trabalhar em determinada empresa tem uma tendência acentuada à falta de motivação. Esta falta de motivação, além de trazer resultados piores para empresa pode contagiar as pessoas de forma negativa aumentando ainda mais o custo e o risco da operação.

- Gamificação corporativa

É a prática que incentiva o uso de recompensas, feedbacks constantes, colaboração entre equipes e conquista de status para motivar os profissionais. Gincanas, rankings, ritos de treinamento e reuniões, enfim, utilizar do conceito do mundo dos jogos (game) para engajar, relacionar pessoas em busca de objetivos.

- Bem-estar

Investimento em ações que promovam em melhor produtividade e satisfação no trabalho. Nesta linha podemos citar higiene, infraestrutura, segurança e outros fatores que permeiam o bem-estar dos trabalhadores. O bem-estar deve transcender os limites territoriais das empresas e seguir com os trabalhadores para suas casas. Entendemos que ambientes que trazem bem-estar acabam motivando e trazendo melhores resultados para empresa e colaborador.

- Atrair e reter talentos

Demonstrar preocupação com o capital humano por meio de bons programas de benefícios tem sido um diferencial relevante nas escolhas de profissionais diferenciados. É importante que a empresa conheça as pessoas que a compõe de forma detalhada. Realizar pesquisas de clima e satisfação é o primeiro passo para saber mais sobre as pessoas com quem você trabalha. Elas ajudam a identificar as reais necessidades das pessoas, possibilitando a criação de um plano adequado aos desejos dos profissionais e, obviamente, à realidade da companhia.

- Planejamento de carreira

Enxergar as possibilidades para carreira dentro das empresas pode ser um diferencial ao trabalhador. Plano de carreira, além de demonstrar as possibilidades de trabalho são responsáveis por esclarecer quais competências e habilidades são necessárias para cada nível de responsabilidade.

A gestão de pessoas deve conhecer as necessidades da empresa e dos seus colaboradores, bem como o motivo que leva ao processo de mudança. Desse modo, torna-se possível posicionar estrategicamente todos os profissionais da empresa, lembrando que profissionais motivados ajudam a administrar e impulsionar as mudanças que visam o crescimento da organização. Isso ajuda a construir uma empresa cada vez melhor, com uma equipe unida e que trabalha sem medir esforços pelos seus objetivos.

Texto produzido por: TI Soluções A TI Soluções atua no mercado com a geração de valor para a gestão de empresas desenvolvendo sistemas (ERP/MRP/BI) e atuando em consultoria para criação de dashboards e painéis de controle e gestão. Ligue para nós!

Postagens relacionadas

Negócios

Já pensou em quão bom gestor você deseja ser? O Sr. Abílio Diniz é um expoe...

Negócios

Trata-se de delegar maior autonomia e responsabilidade a determinados indivíduo...

Negócios Soluções Tecnologia

Você conhece as funcionalidades de um bom ERP? E o que ele pode fazer pelo seu ...

Fique tranquilo, nós também odiamos spam.

Assine nossa newsletter

Deixe seu e-mail e receba dicas interessantes de gestão.