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A Importância do Marketing na sua Empresa

Apesar do marketing ter seu conceito e suas funcionalidades exploradas e utilizadas em todo mundo, muitas empresas ainda não conseguem entender a totalidade das possibilidades que uma boa assessoria em marketing pode trazer.

Ao longo do tempo as definições e conceitos das coisas sofrem alterações ou mesmo desdobramentos. Com o marketing não seria diferente. Mesmo assim, de forma clássica e literária, podemos conceituar marketing como o conjunto de atividades que visa entender e a atender às necessidades do cliente, principalmente sob o prisma comercial. Em outras palavras, o marketing é quem entende o mercado, se comunica com ele e faz a abordagem com este mercado nas mais variadas formas. Por esta razão, normalmente o departamento de marketing nas empresas possui três funções macro: inteligência, comunicação e venda.

O marketing, em especial, o de natureza digital, tem gerado grandes e excelentes perspectivas no mercado, além de muitos empregos. Aliado à publicidade, o marketing é parte essencial da gestão empresarial e possui algumas tarefas importantes:

Definir metas e estratégias de atuação bem como criação de indicadores: é do marketing a incumbência de conhecer o tamanho do mercado, as possibilidades de penetração neste mercado, pesquisas qualitativas de necessidades de clientes, seus hábitos, formas de prospecção de lead e conversão deste lead em cliente. Outra frente importante é a criação de indicadores para acompanhar o desempenho das ações comerciais, sempre se utilizando da máxima: o que não é medido normalmente não é controlado.

Desenvolver serviços ou produtos: normalmente a área de engenharia de produtos é responsável pelo desenvolvimento, testagem ou mesmo evolução de produtos e serviços. O marketing, atuando ao lado da área técnica das empresas contribui com diversas operações igualmente importantes; principalmente, testando conceitos e pesquisando a melhor forma de oferta no mercado.

Planejamento comercial: “vender, vender, vender”; esta é a rotina mais importante do marketing. Planejar as vendas, distribuir metas, criar indicadores de controle que possa suportar o vendedor, distribuir o portfólio de produtos e serviços à equipe comercial, pensar em estratégias inovadoras em vendas, atender o cliente, pós vendas, precificação, Market share, enfim, cremos que a contribuição mais importante que o marketing pode dar em empresas de pequeno porte é justamente ser responsável pela entrada dos produtos e serviços no mercado e, por outro lado, cuidar da perpetuação da empresa no referido mercado.

Definição de mídias/veículos: criar e testar campanhas. Importantes inclusive para definição do negócio da empresa, definir os melhores canais para atingir seu público, dosar o investimento nas mais diversas formas de mídia disponíveis, gerenciar orçamento, são alguns exemplos de atividades desenvolvidas pela área de marketing nas empresas.

Fórmula do sucesso: reserve um orçamento anual para investimento em marketing. Você irá perceber a diferença.

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