BLOG TI

Notícias, Informações e Novidades
Entre Em Contato
Sem categoria

O Profissional Estratégico dentro da Empresa

Em nosso último texto (clique aqui), destacamos a importância do perfil profissional analítico para as empresas. Como ponto de destaque citamos a ciência na gestão, geração de informações e controles como diferencial competitivo. Nosso objetivo agora é abordar um outro perfil profissional, não menos importante e essencial nas atividades corporativas: o perfil estratégico.

No mercado de trabalho encontramos pessoas com os mais diversos perfis profissionais, o que é muito importante para o perfeito funcionamento das corporações que necessitam de diversas habilidades para manter-se competitivas no mercado.

Muitas empresas possuem em seu quadro de colaboradores o perfil mais abundante encontrado no mercado: o profissional operacional. Porém, uma empresa precisa de perfis diferenciados de profissionais para conduzir seus negócios e um dos perfis importantes e mais raros no mercado é o perfil estratégico, pois este demanda de muita dedicação pessoal, preparação e estudo.

Mas, porque as empresas precisam de profissionais estratégicos?

Porque além das operações normais do dia a dia, as empresas necessitam de pessoas com capacidade de pensar de forma estratégica e sistêmica sobre as operações e sobre o mercado em si. Há uma forte tendência de que as corporações busquem cada vez mais esse perfil de profissional, justamente no momento em que vivemos, onde o foco é ser inovador e tecnológico. Neste cenário, o profissional estratégico é a melhor alternativa que as corporações têm para ampliar suas possibilidades.

Esse profissional se tornou importante não apenas para as organizações, mas para o público que busca por oportunidades ainda melhores no ambiente profissional.

Como desenvolver o perfil estratégico?

– Defina metas: sem metas claras não conseguimos evoluir estrategicamente. Definir metas sugere inicialmente conhecer nossas características, nossos objetivos de vida e aquilo que somos capazes de realizar. Ninguém irá gerenciar nossa vida e carreira, por isso, mova-se, busque e acredite em você. Logicamente precisamos de uma boa dose de qualificação e capacidade de observar as oportunidades.

– Tenha opinião: não participe de reuniões sem entender perfeitamente os pontos em discussão para manifestar sua opinião. Não aceite as decisões sem antes argumentar seu ponto de vista. Contrapor opiniões deve ser uma atividade saudável dentro das empresas, logicamente sempre com uma dose adequada de educação e pertinência.

– Consolide opiniões: além de ser crítico, é necessário estar sempre aberto à sugestões e pontos de vista diversos. Saber ouvir ajuda na construção de um profissional respeitado e confiável; em outras palavras, contribui na construção do líder bem-sucedido. E o sucesso de tomar decisões bem alinhadas com todos depende de uma comunicação proativa do líder estratégico, capaz de construir e conquistar a confiança dos colaboradores por meio da frequente interação.

Aposte na qualificação!

  • Aprenda de maneira acelerada
  • Tenha e pratique a visão sistêmica
  • Seja analítico
  • Enxergue oportunidades
  • Tenha habilidade para lidar com pessoas

 

Todas as características necessárias para ser um profissional estratégico exigem o autoconhecimento, além de forte qualificação.

Um profissional de sucesso está sempre em busca de conhecimento, agregando qualidade ao seu perfil. Estar sempre aprendendo é um diferencial do profissional que busca investir em sua carreira.

Destaques do Blog TI
  • Tecnologia
    A gestão à vista certamente é uma importante aliada no processo de tomada de decisão, pois, demonstra em um padrão visual claro e de fácil entendimento informações pontuais sobre indicadores de desempenho importantes...
  • Negócios
    Um dos assuntos mais comentados no mundo ultimamente é a Indústria 4.0 e suas nuanças. A proposta desse texto é simplificar o entendimento e mostrar […]
  • Soluções
    O KANBAN é uma metodologia de gestão de processos focada no controle de "Lead time" e pontualidade das tarefas, priorizando e organizando o fluxo de trabalho de uma forma mais produtiva – gestão...