BLOG TI

Notícias, Informações e Novidades
Entre Em Contato
Soluções

Sistema ERP com KANBAN Virtual?

Uma das grandes preocupações dos gestores na indústria é o acompanhamento dos processos produtivos e seus apontamentos. Em um passado recente – anos 60, os japoneses da Toyota criaram uma metodologia de gestão por resultados. Sua finalidade era de manter altos níveis de produtividade em uma época que clamava pela manufatura enxuta. Desta forma, inspirados por práticas já utilizadas por Henry Ford, desenvolveram duas metodologias: Just in Time e KANBAN.

Em relação ao KANBAN, objeto do nosso blog, partia do princípio da utilização de post-its/cards em um único quadro de controle com o objetivo de facilitar sua visualização com processos simples sobre o fluxo de produção nas indústrias.

O KANBAN é uma metodologia de gestão de processos focada no controle de “Lead time” e pontualidade das tarefas, priorizando e organizando o fluxo de trabalho de uma forma mais produtiva – gestão à vista.

Com base neste método de controle, a TI Soluções estruturou em seu ERP o KANBAN Virtual; o objetivo é possibilitar o acompanhamento e controle de maneira simples, prática e intuitiva dos processos que compõem o fluxo produtivo.

Como funciona a ferramenta?

Para cada Ordem de Produção emitida o sistema gera automaticamente a previsão de início e término da produção em cada etapa produtiva estabelecida no fluxo de processos de cada produto bem como no “lead time” previsto para cada fase do processo. A partir daí, basta acessar o KANBAN Virtual para acompanhar o estágio em que se encontra a Ordem de Produção e a pontualidade em cada fase.

O usuário poderá detalhar o fluxo completo de cada Ordem de Produção por meio da opção “Mapa de Produção”, onde, utilizando-se da coloração dos cards, é possível identificar facilmente os pontos com atraso produtivo que precisam de atenção ou mesmo ajustes.

Além dos benefícios do ponto de vista da gestão de produtividade, o KANBAN Virtual poderá ser utilizado como ferramenta de SCM (Supply Chain Management), garantindo uma visão completa e eficiente da gestão da cadeia logística.

Mas lembre-se: toda esta tecnologia e conceito de gestão somente irá funcionar se seu time estiver definitivamente engajado à metodologia.

Você tem interesse em conhecer a ferramenta? Clique aqui e assista ao vídeo demonstrativo ou entre em contato com a gente!

Destaques do Blog TI