BLOG TI

Notícias, Informações e Novidades
Entre Em Contato
Tecnologia

TI Cloud – Prontos para a Nuvem

Nos últimos anos o termo Cloud Computing vem tomando cada vez mais força, a computação em nuvem é uma tendência que vem mudando a forma com que lidamos com as informações e sistemas. A TI Soluções está atenta a esta realidade e já disponibiliza a seus clientes uma solução completamente em nuvem.

Mas o que exatamente isso quer dizer? Por que o conceito é tão importante nos dias de hoje? Quais os seus benefícios? Há riscos associados?

Estamos habituados a um modelo tradicional de armazenamento de dados, onde os programas e arquivos são instalados em nossos computadores ou em servidores da rede interna.

Com a evolução das tecnologias de telecomunicação, o acesso a internet é cada vez mais amplo, rápido e seguro, isso cria a possibilidade de que seus arquivos e programas fiquem instalados em um ambiente totalmente On-line, podendo ser acessados de qualquer lugar a qualquer momento e de diferentes dispositivos. Desta forma, podemos definir a Computação em nuvem como um ambiente virtual, onde os documentos, arquivos e programas estão sempre a disposição do usuário. Além do fator acessibilidade, outro benefício relevante está no fato de que várias ações passam a ser de reponsabilidade do fornecedor da aplicação, como manutenção do servidor, atualização, backup, licenciamento, escalonamento de recursos.

Veja abaixo um resumo dos principais benefícios associados a instalação do software de gestão na nuvem:

– Alta disponibilidade dos arquivos e programas em qualquer ambiente com acesso a internet.

– Acesso de diferentes tipos de dispositivos e sistemas operacionais.

– Flexibilidade e escalabilidade dos recursos de servidor.

– Isenção de custos com licenciamento de softwares (sistemas Operacionais, Banco de Dados, Anti-Vírus).

– Redução de custos com compra, manutenção, e monitoramento de infraestrutura.

– Redução de riscos de perda de informação, já que os backups são automáticos.

– Segurança das informações em uma ambiente planejado para evitar invasões.

Porém, é valido lembrar, que o pleno funcionamento de um software na nuvem está intimamente relacionado a conexão de internet, ou seja, se o seu acesso à Internet cair, o serviço de nuvem cairá com ele.

Por isso, é importante a avaliação de cada ambiente antes de escolher migrar suas aplicações.

Quer saber mais sobre nossas soluções de nuvem?

Entre em contato conosco.

Destaques do Blog TI
  • Negócios
    O mundo dos negócios sofreu transformações ao longo do tempo. O cenário de hoje sugere atenção às pessoas dentro das empresas, ou seja, o sucesso […]
  • Tecnologia
    O mais novo produto da TI – entrega acesso mais rápido e eficiente a informações para a tomada de decisão da alta gestão: Conheça LIV, sua […]
  • Negócios
    Esta prática, consiste em gerir e acompanhar a situação ou mesmo a evolução que os bens de uma organização podem sofrer. Ativos, por definição, são […]